Evasão

A questão da evasão é uma das características do negócio academia e que deve ser tratada, à luz da ciência da administração, de forma a reduzir o gap entre os dois componentes: entradas e saídas de alunos.

Uma das soluções que ciência da administração apresenta, é a postura atitudinal de proximidade com o cliente, de forma criar uma relação mais perene do que a relação meramente comercial. Para o suporte destas soluções, algumas ferramentas foram desenvolvidas e se consagraram, como é o caso do CRM (Customer Relationship Mannagment) e outras. Mas não há formula mágica nem ferramenta mágica , o que há, e isso a consagrada ciência da administração já sabe, é que o administrador necessita de ferramentas que o garantam a certeza de que os processos operacionais e gerenciais estejam sendo realizados corretamente de forma a municiá-lo de informações qualitativas e estatísticas confiáveis que o permitam decisões estratégicas. Para o negócio academia, estamos disponibilizando ferramentas que, não só fornecem essa confiança ao administrador, mas também ferramentas que permitam a aplicação de ações atitudinais de proximidade com o cliente, de forma a, por exemplo, permitir que a empresa chegue a um patamar de alunos ideal com sua capacidade de fornecimento do serviço proposto, sem o comprometimento da qualidade pretendida.

Esse objetivo, sendo alcançado, já permite ao gestor do negócio academia, se planejar na reavaliação do valor de seu ticket médio ou, na ampliação de seu negócio.

Fechar